O jornal americano International Herald Tribune acaba de nomear Portugal como o país número um da Europa para se investir, de forma segura, em imobiliário.
Para a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) esta é uma conclusão particularmente bem-vinda após o trabalho de promoção internacional que a entidade levou a cabo nos principais fórums imobiliários de 2009.
O referido artigo permite também uma comparação entre a realidade portuguesa e a de outros países europeus, nomeadamente Espanha, onde certos produtos ainda estão a sofrer os efeitos da crise do sector.
Segundo os especialistas do International Herald Tribune, os preços em Portugal, nomeadamente no Sul do país e em zonas centrais do nosso território - como Vale do Lobo ou Quinta do Lago -, estão estabilizados, podendo subir, no próximo ano, entre 3 a 5%, sobretudo nos locais com maior procura. Para Luís Carvalho Lima, presidente da APEMIP, não existem dúvidas quanto à veracidade dos dados agora tornados públicos e ao impacto positivo que eles já estão a exercer no imobiliário e na economia.
«A principal conclusão que se retira é que Portugal volta a estar na moda e na ordem do dia, o que muito satisfaz a associação que presido. Tanto os britânicos como os irlandeses voltam a manifestar interesse nos investimentos imobiliários fora de portas, regressando aos mercados que mais confiança lhes merecem, entre os quais, o mercado português.»